Você quer começar a trabalhar com Marketing Digital, mas não tem ideia de por qual área iniciar?
Nesse Redacast – O Podcast do Redator Freelancer eu vou te dar 7 motivos pelos quais começar como redator freelancer é a melhor opção para você!
No episódio anterior, eu comentei sobre algumas situações negativas que quase todo redator já passou, ou vai passar, durante a sua carreira. E trouxe também algumas dicas e soluções para essas situações.
Já nesse episódio 4 os motivos são só vantagens da redação freelancer diante das outras possibilidades de trabalho dentro do marketing digital.
Veja o Redacast no Youtube
Transcrição
“Você quer criar um negócio?
Ser seu próprio chefe?
Ter liberdade de tempo, liberdade de local e liberdade financeira?
Eu vou te contar uma coisa.
A forma mais simples de conseguir isso tudo é sendo um Redator Freelancer! E nesse podcast eu vou te prova o por que.
E aí meus queridos, beleza?
Pra quem não me conhece eu sou Rafinha Soares, sou criador de conteúdo há mais de 8 anos e também ajudo pessoas que querem trabalhar como redator freelancer a começar, crescer e ter ainda mais sucesso na sua carreira como redator com meu treinamento ‘Redator Freelancer 5D’ e com a minha Mentoria para Redatores.
Se é a sua primeira vez por aqui, seja muito bem vindo! Espero demais que você curta o Redacast e me acompanhe todas as semanas daqui pra frente.
Esse é o episódio 4 do Redacast eu vou mostrar pra você que respondeu SIM para as perguntas que fiz lá no início do podcast o porquê de a Redação Freelancer ser a sua melhor escolha!
E se você ainda não ouviu os anteriores confere lá em rafinhasoares.com.br/redacast , mas depois de ouvir esse aqui, é claro!
Eu vou te pedir também para se você está acompanhando esse podcast pelo Youtube, se inscreve aí no canal se ainda não for inscrito, curte o vídeo, compartilha com seus amigos que trabalham, ou querem trabalhar com redação e acionar o sininho das notificações, para ficar ligado em tudo que eu postar no Youtube.
Se você está ouvindo esse podcast pelo Spotify ou pela sua plataforma de Streaming de áudio favorita, segue aí o Redacast e curte esse episódio, que tenho certeza vai te dar várias ideias e várias dicas no final dele.
E como eu falei, vou te mostrar porque ser Redator Freelancer é a forma mais simples para você começar a empreender na internet.
1 – Barreira de entrada é muito baixa
Você pode ter o sonho do “ganhar dinheiro enquanto dorme”, “fazer a internet trabalhar para mim”, as famosas frases que remetem a renda passiva.
E como profissional de Marketing Digital eu vou te dizer… Isso é realmente possível!
Só que é algo que vai te pedir muitos conhecimentos que você pode levar um tempo para aprender, além de ter que gastar dinheiro em cursos, treinamentos, workshops e etc….
Mas se você quer algo que possa parar agora e falar “comecei uma nova profissão”, essa carreira é a de Redator Freelancer.
Sendo bem direto ao ponto… Para você começar como Redator Freelancer, tudo que você precisa é de um dispositivo com acesso à internet e saber escrever!
A Redação Web é uma carreira muito convidativa para as pessoas justamente por esse fato. Por essa barreira de entrada quase nula…
Você pode hoje mesmo montar um portfólio grátis com algumas amostras, entrar nos sites de jobs para freelancer, fazer algumas propostas e conseguir um cliente. Tudo no mesmo dia.
Isso não quer dizer que você vai ser um Redator de sucesso, ou não! Essa parte só o tempo, a sua dedicação e suas escolhas na carreira, como o nicho por exemplo, que vão dizer.
Aí eu sei que alguém deve estar pensando:
“Mas tio, eu estou começando e não achei nada fácil!”
E se você pensou isso eu te digo.
Apesar de ser a forma que eu considero MAIS fácil de começar a empreender no Marketing Digital, ser um Redator Freelancer de sucesso não é exatamente fácil, mas ser um Redator é sim algo Simples!
2 – É MUITO simples!
Já que levantei a bola, vou dar a cortada!
Até com base no que falamos sobre a barreira de entrada, ser redator freelancer é muito simples.
Enquanto em outras áreas do marketing digital você precisa de habilidades específicas para iniciar na profissão, como por exemplo:
- Tráfego pago
- Codificar
- Design
- Persuasão
- Análise de métricas
Entre outras habilidade.
Já falamos que para ser Redator basta ter acesso à internet e saber escrever.
Você pode até pensar que em outras áreas do Marketing Digital poderia ganhar mais dinheiro. E realmente poderia acontecer.
Mas as chances de você, ao entrar em uma dessas outas áreas, acabar não conseguindo aprender, ou demorando muito a aprender e não tendo resultados é grande.
E isso pode fazer com que você desanime com o mercado digital, por achar q não dá resultados, e volte para o mercado de trabalho tradicional, seu emprego anterior, ou buscando outras alternativas fora do Marketing Digital.
Então, pensando em tudo isso, a redação freelancer é algo que vai te permitir iniciar já. Vai te permitir trabalhar como Redator até mesmo enquanto estuda para ter novas habilidades de outras áreas do Marketing Digital, como falei acima.
3 – Você pode usar sua vivência para ajudar na carreira
Seja lá o que você faz, ou já fez até hoje, a sua carreira como redator freelancer pode convergir diretamente com o lugar que você está, ou já esteve na sua vida.
Se você é um jovem prestando vestibular, por exemplo, tem boas chances de se dar bem como um Redator Web, criando artigo simples e informativos para clientes.
Se você trabalha com vendas, ou é da área da psicologia, por exemplo, já pode ter mais facilidade por estar um passo à frente e ser um redator de conteúdos de vendas em geral, como por exemplo ser um copywriter.
Outra ideia é você que tem uma formação ou trabalha em uma área específica, como por exemplo a área da saúde, ser um redator de nicho.
Isso vai te posicionar como um especialista no mercado de redatores e vai te dar muito destaque quando o contratante estiver buscando alguém para escrever para o nicho de saúde.
4 – Você pode fazer onde quiser
Lembra da pergunta da liberdade local lá no início de episódio?
Como Redator Freelancer você te a possibilidade de escolher onde vai trabalhar.
Seja na sua própria casa, em um co-work, uma cafeteria, ou mesmo no quarto do hotel enquanto viaja com a família ou amigo, o certo é que qualquer lugar com uma conexão de internet pode virar o seu local de trabalho.
Claro que a ideia é sempre estar o máximo confortável e concentrado o possível, mas como cada um é diferente em sua forma de se concentrar e se sentir confortável, cada um pode escolher os seus locais de preferência para trabalhar.
5 – Você pode fazer quando quiser
Assim como a liberdade de local, também falei de liberdade de tempo lá no início.
E como Redator você monta seu próprio horário de trabalho.
Se você como eu é um “animal noturno”, por exemplo, pode organizar o seu dia para ter seu horário de trabalho no período da noite.
E assim você pode escolher quais os melhores horários para você trabalhar no seu dia a dia, assim como tem a liberdade de, se for preciso, aumentar o seu horário de trabalho um certo dia para poder ter um dia livre no dia seguinte…
Ou até mesmo esticar seu horário de trabalho vários dias durante uma semana e ter uma semana livre para a sua tão sonhada viagem de férias.
Claro que para tudo isso, tanto do local que falamos no item anterior, quanto do tempo, é muito importante que você consiga ter uma mínima organização para não acabar se perdendo em meio a tanta liberdade de escolhas.
6 – Você tem vários caminhos a seguir
Você não precisa só ficar escrevendo artigos simples, os informativos por exemplo.
Lembra que comentei que você pode usar seus conhecimentos prévios para se diferenciar na carreira de redator?
Da mesma forma, no andamento da sua jornada, você pode adquirir novos conhecimentos e novas habilidade que vão te levar para alguns caminhos na criação de conteúdo como Redator.
Você pode ir para o lado do e-mail marketing, pode cair para o lado do copywriting, pode se especializar em conteúdos para redes sociais, pode virar um redator para e-commerce e criar as descrições de produtos, por aí vai…
Além disso pode usar seu conhecimento de criação de conteúdo e as ideias de estratégias que adquiriu no decorrer da sua carreira e começar a trabalhar diretamente com SEO, como analista, por exemplo… Ou como Gestor de Conteúdo, montando toda a estratégia de conteúdo e gerindo uma equipe de redatores, por exemplo.
O fato é que novas habilidades podem te trazer muitos novos ganhos na redação freelancer.
Inclusive a tão sonhada renda passiva!
7 – Você pode conseguir renda passiva
Com o decorrer do tempo na sua carreira e colecionando novas habilidades, existe algumas ótimas formas para você conseguir renda passiva como Redator Freelancer.
E eu vou citar duas das principais que podem te gerar ótimos ganhos.
7.1 Anúncios em blogs pessoais
Você pode construir um blog do zero com as novas habilidade de WordPress que conquistou, ou então contratar alguém para construir esse blog para você.
Depois de já ter ele montado e com bastante conteúdo de valor para o seu público alvo, você tem a possibilidade de colocar anúncios no seu blog, como por exemplo os do Google Adsense.
Assim você ganhar dinheiro por cada acesso em seu blog (geralmente um valor X a cada mil visualizações) e por cada clique nos anúncios.
Dessa forma você vai escrever o artigo uma vez só e sempre que alguém entrar nele e clicar nos seus anúncios, ou caso você consiga uma grande quantidade de acessos, você vai ganhar uma graninha sem fazer mais nada.
Se você escreveu o artigo, publicou, foi dormir e uma pessoa acessou e clicou no seu artigo, o que acontece?
É ganhar dinheiro dormindo que chama, né?
7.2 – Vender produtos nesse mesmo blog
Além da possibilidade de colocar banners de anúncio nos seus blogs, você também pode usá-los para vender produtos usando as técnicas de persuasão que você tem agora.
Sejam eles produtos físicos ou infoprodutos, os famosos cursos online, ou ebooks, por exemplo.
Seja um produto seu, ou um produto de outra pessoa que você pode vender e receber uma comissão como afiliado.
O fato é que da mesma forma que no artigo que você criou com anúncios do Google Adsense.
Quando você cria um artigo e deixa um produto para vender nele, você só cria esse artigo uma vez, e ele fica lá disponível para a qualquer momento uma pessoa ler esse conteúdo, comprar o produto e você ganhar dinheiro mesmo que esteja fazendo rapel no meio da sua viagem de férias.
Pra essa parte, seja com produtos próprios ou como afiliado, você pode usar plataformas como a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.
Vale a pena conferir e aprender mais um pouquinho sobre isso.
O fato é que não faltam motivos para você começar a trabalhar como redator freelancer pra já, se ainda não trabalha.
E caso já seja um redator, espero que esse episódio te ajude também com dicas de caminhos para você seguir na sua carreira e ter mais ganhos e mais sucesso em atingir seus objetivos.
Você tem em mente outros motivos que eu não falei para as pessoas começarem como redator freelancer?
Me conta aí!
Como já falei no início, se você está assistindo esse episódio pelo Youtube, não deixe de se inscrever no canal, curtir o vídeo, comentar o que acho desse episódio, compartilhar com seus amigos e acionar o sininho.
Caso esteja ouvindo pelo spotify, google podcast, apple podcast, ou sua plataforma de podcasts favorita, segue aí o Redacast e me ajude compartilhando o link.
Caso não tenha ouvido, vai ouvir os outros episódios.
Por esse episódio é isso… Eu espero você no próximo Redacast.
E tchau!”