No Episódio 2 do Redacast – O Podcast do Redator Freelancer, o primeiro de 2021, eu falei sobre 5 Formas de ter Sucesso como Redator Freelancer nesse ano que começa.
Tenha Sucesso como Redator Freelancer em 2021
Nesse episódio do podcast eu resolvi fazer um Especial de Ano Novo, para te desejar um Melhor 2021.
Nele eu falei sobre algumas formas de você ter Sucesso trabalhando como Redator Freelancer, ou trabalhando em qualquer área do mercado Freelancer.
Você vai ver algumas dicas para te ajudar a se manter firme e não desistir na metade do caminho, como muita gente acaba fazendo.
Então confere aí e que 2021 seja um ano próspero para você!
Está curtindo esse artigo? Então se inscreva em minha lista de e-mails para receber mais conteúdos como esse diretamente em sua caixa de e-mail!
Assita o RedaCast – O Podcast do Redator Freelancer no Youtube!
Transcrição
E aí meus queridos, beleza?
Pra quem não me conhece eu sou Rafinha Soares, sou criador de conteúdo há mais de 8 anos e também trabalho ajudando pessoas que querem trabalhar como redator freelancer a começar, crescer e ter ainda mais sucesso na sua carreira como redator com meu treinamento ‘Redator Freelancer 5D’ e com a minha Mentoria para Redatores.
Esse é o episódio 2 do Redacast e ao mesmo tempo é um especial de ano novo.
Eu espero ter conseguido colocar esse podcast no ar ainda na primeira semana de 2021. Até porque ele tem a cara dessa data…
Eu espero dar algumas dicas aqui que vão fazer os seu 2021 ser sensacional com seu trabalho de redator!
E eu vou te pedir para se você está acompanhando esse podcast pelo Youtube, se inscreve aí no canal se ainda não for inscrito, curte o vídeo, compartilha com seus amigos que trabalham, ou querem trabalhar com redação e acionar o sininho das notificações, para ficar ligado em tudo que eu postar no Youtube.
Se você está ouvindo esse podcast pela sua plataforma de Streaming favorita, segue aí o Redacast e curte esse episódio, que tenho certeza vai te dar várias ideias e várias dicas no final dele,
Como é muito comum nessa data, as pessoas fazem as famosas resoluções de ano novo, pedidos para um ano melhor (e nesse ano a gente tá precisando demais que o próximo seja melhorzinho, né?).
Quem é de ondinha, pular ondinha… Quem é de uva, se enche de uva… E independente da cor que você vestiu na virada, dentro de casa, fazendo aquela videoconferência com a família e com havaianas nos pés (não que eu não fosse estar de havaianas se tivesse podendo aglomerar)…
O certo é que você quer um ano melhor em 2021… Mesmo que o seu ano tenha sido bom, por que não ser ainda melhor?
E foi isso tudo que me fez pensar nesse tema para o primeiro Redacast do ano.
Eu vou começar te contando um segredo, que pode até não ser segredo para muita gente, principalmente para quem tem blogs que falam sobre negócios, como fazer isso, como começar a trabalhar com aquilo, coisas do tipo. Mas sei que para a maioria isso é novidade…
O mês que geralmente esses blogs tem mais acessos é janeiro. Isso acontece com o meu, por exemplo, onde falo dicas para você trabalhar como redator freelancer, desde o começo até crescer na profissão.
Mas por que será que isso acontece?
Eu penso que isso acontece, principalmente, porque esse é mês que as pessoas estão fazendo suas promessas e resoluções de ano novo.
Entre essas resoluções está sair do trabalho que não gosta e começar a trabalhar para si mesmo, abrir um negócio próprio, empreender, coisas desse tipo.
E uma das formas que as pessoas procuram para conseguir isso é começar a trabalhar como freelancer, mais especificamente Redator Freelancer.
Além disso, muitas pessoas que já trabalham de alguma forma como redatores começam a pensar que precisam achar formas de conseguir fazer essa profissão render ainda mais, aumentar os ganhos e etc.
E aí, por conta desses dois motivos (e talvez até de alguns outros, mas esses são os que consigo imaginar agora) essas pessoas acabam acessando muito mais o meu blog em janeiro.
Mas quando vou ver e analisar os dados, percebo que chega pro fim de fevereiro/ início de março, os acessos começam a voltar ao normal.
Isso porque muitas dessas pessoas que procuraram sobre como iniciar como redator já desistiram de continuar tentando e acabaram voltando para o mercado de trabalho tradicional, pro seu emprego no escritório, por aí vai…
O engraçado é que em 2020 eu posso até dizer que tive dois “janeiros”.
Um em janeiro propriamente dito e o “segundo janeiro” no final de março/ início de abril.
Por conta do nosso desprezível coronga, nesse “segundo janeiro” as pessoas estavam em casa, sem poder trabalhar, então as buscas por “trabalhar em casa”, “trabalhar pela internet” e coisas desse tipo cresceram como nem nos “janeiros” tradicionais eu já havia visto.
E aí, as pessoas acabavam conhecendo essa opção de trabalhar como criador de conteúdo, como redator freelancer.
Mas não deu outra… Como nos ‘janeiros’ tradicionais, de dois a três meses depois desse ‘segundo janeiro’ às buscas já começaram a voltar ao normal e os acessos ao site também…
E o motivo eu acredito ter sido o mesmo dos ‘janeiros’ tradicionais.
Muitas vezes isso acontece porque essas pessoas acabam pensando:
“Já mandei um monte de proposta nessa plataforma e nunca me aceitam”
ou
“Nossa, só tem cliente que quer pagar quase nada”
ou
“O redator freelancer é muito desvalorizado”
ou
“Todo mundo quer ser redator hoje, é muita concorrência. O mercado de redatores freelancer está saturado”
Se as coisas não vão exatamente como a pessoa imaginou, seja por ela não ter se preparado direito para entrar no mercado freelancer, ou por não ter se planejado, ela já desanima, o pensamento negativo do “isso não vai dar certo” já vem à cabeça.
E toda essa empolgação de hoje, esse ânimo das resoluções de ano novo ficam para trás.
Isso acontece mesmo comigo e outros profissionais mais experientes dizendo que jamais se viu mais oportunidade para redatores como nos dias de hoje. Ainda mais levando em conta tudo que aconteceu em 2020, todo mundo em casa, lojas fechadas, etc…
Então, uma das coisas principais que eu quero te contar nesse redacast especial de ano novo é:
O mercado de redatores freelancer NÃO está saturado!
Pegar o meu exemplo seria fácil, mas olhando para meus mentorados, para os alunos do meu treinamento.
Não tem um que eu veja que, depois de ter se dedicado a montar uma estrutura, um portfólio, seja generalista ou especialista, faça um mínimo de marketing próprio e prospecção da forma correta, não consiga ao menos um bom cliente.
O problema não está no mercado de Redação Freelancer, no mercado de conteúdo.
Jamais a demanda por conteúdo online foi tão grande quanto é hoje.
O verdadeiro problema está entre a tela do seu computador e a sua cadeira…
Se você ainda não entendeu, vou explicar resumidamente… O verdadeiro problema é você!
Então eu vou tentar te ajudar a consertar esse problema e te ajudar a ter um melhor 2021 no quesito trabalho.
Eu vou botar para fora aqui todo meu lado coach de desenvolvimento pessoal, mas você vai entender o porquê disso.
Dessa forma eu pretendo te ajudar a não abrir mão das suas resoluções de ano novo, mesmo que você não atinja seus objetivos do dia para a noite, ou de um mês para o outro.
Seja para iniciar no trabalho de redator freelancer, ou se você já for redator e quiser crescer na sua carreira e dar um salto nos seus ganhos.
Curtiu?
Essas dicas que vou dar vão te ajudar a se manter mais positivo e resiliente para não desistir precocemente e conseguir alcançar o sucesso como Redator!
Antes de tudo eu quero que você mande embora todo e qualquer pensamento negativo que possa te sabotar nessa jornada.
Coloque na sua cabeça que você merece ser bem pago pelos seus trabalhos de criação de conteúdo.
Uma coisa que vejo muitos redatores fazendo, e não só os iniciantes, é desanimar por tentar se comparar com outros redatores.
A pessoa acaba se comparando com um outro redator que já tem sucesso no mercado, já tem uma carreira consolidada e fica pensando “por que eu não consigo?”.
Sendo que no meio dessa comparação podem ter anos de experiência, pode ter um abismo de estrutura e muitas outras coisas.
Então, se você é dessas pessoas que ficam se colocando pra baixo ao se comparar com os outros, pode parar agora mesmo com essa porra.
E já falo de uma vez para você, que se não curte um cadinho de desenvolvimento pessoal, não curte lances de mudança de mindset e tal, já pode parar e sair do podcast daqui mesmo… Porque é o que teremos para agora.
As dicas de atitudes que eu vou falar agora vão te ajudar a preparar a sua cabeça, preparar a sua mente para ter uma jornada de sucesso como Redator Freelancer.
1 – Afirmações positivas
Quem fez o meu treinamento ou minha mentoria sabem que a primeira coisa que a gente conversa sobre é sobre expectativas, objetivos, mindset, comportamento.
E eu sempre falo para você ter pensamentos positivos e transformar isso em afirmações positivas.
Tem gente que gosta de escrever essas afirmações na agenda, caderno, colar no quadro de fotos do quarto, prender no espelho, usar de fundo de tela… E assim sempre conseguir ler e lembrar.
Mas o importante é você ter essas afirmações positivas sempre em mente.
Podem ser coisas do tipo:
“Eu mereço e vou ser bem pago pelo meu trabalho de redator”
“Se eu tivesse um super poder, ele seria a criação de conteúdo!”
“Eu vou crescer no mercado de redator e ajudar todo o mercado a crescer junto comigo”
“Os cliente precisam de verdade do trabalho que eu faço”
E aí tenha isso sempre em mente, ou deixe anotado em lugares que você vai sempre conseguir ver.
2 – Metas
Como falei antes, o primeiro passo do meu treinamento e da minha mentoria envolve a definição de metas.
É muito importante você ter metas bem definidas e para você saber o que quer alcançar e saber o caminho que deve percorrer para alcançar esses objetivos.
Afinal, como diria o ditado: “pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho é válido”. E aí, seguindo qualquer caminho, uma hora você pode parar e ver o quão perdido está.
Além disso, é importante você entender que essas metas devem ser metas atingíveis… Não adianta colocar como meta que quer ganhar 100 mil reais por mês dentro de dois meses como redator freelancer, por exemplo.
Quem sabe um:
“Quero poder sair do meu emprego tradicional dentro de dois meses quando a redação freelancer já estiver me pagando o mesmo que ganho hoje por mês”
ou
“Quero conseguir faturar 5 mil reais por mês em até 5 meses”
O fato é que quanto antes você definir suas metas, por mais simples e menores que elas sejam, mais rápido você vai conseguir achar um caminho para alcançar esses objetivos.
3 – Evite pessoas negativas
Como estamos dentro de uma jornada de positivismo para alcançar nossas metas como redator freelancer, uma das coisas mais importante a se fazer é evitar pessoas negativas.
Evite da forma que você puder aquelas pessoas que colocam seus planos para baixo, aquelas pessoas que minimizam os seus sonhos.
Sejam parentes ou amigos, se comprometa a não passar tempo com pessoas que não entendem o quanto é importante para você o seu trabalho e que a redação freelancer é sim uma carreira que pode te levar muito longe na vida.
Se comprometa a se cercar de pessoas que te apoiam e te ajudam a atingir as suas metas.
O falecido empreendedor Jim Rohn já dizia que você é a média das cinco pessoas com quem você mais convive.
Então esteja sempre junto de pessoas positivas, pessoas que te apoiam e de preferência com pessoas com objetivos parecidos com os seus.
4 – Tire proveito de cada aprendizado da vida
É muito legal você ter em mente que cada coisa que você já viveu na sua vida pode servir de aprendizado para a sua jornada profissional como redator freelancer.
Seja por saber o que fazer, ou por saber o que não fazer.
Independente do que você já trabalhou na vida, isso pode ser muito usado ao seu favor na sua carreira atual.
Olha o meu exemplo:
Eu era web designer antes de começar a trabalhar como criador de conteúdo.
E se você me acompanha é provável que saiba que eu saí do web design depois de um convite de uma cliente para começar a criar os conteúdos dela, além de cuidar da parte do site em si.
Hoje, muitas dicas de estrutura dos sites que dou para meus clientes eu consigo passar para eles, pois já trabalhei com isso anteriormente.
Aí sei que essa hora tem alguém pensando
“Mas tio, você diz isso pois já era algo bem próximo conhecer sobre estrutura de sites e dar dicas pra clientes que têm sites”
Então eu vou te dar um exemplo de antes ainda.
Em um momento do início da minha carreira de web designer eu acabei me mudando de cidade e tendo que sair da agência que eu trabalhava no início de 2011.
Como não encontrei rapidamente um trabalho na área e ainda não tinha ideia de como fazer aquilo para sobreviver como freelancer, acabei tendo que correr atrás e me virar como dava pra pagar as contas.
A minha solução foi conseguir emprego em uma empresa de telemarketing. Telemarketing ativo de venda de crédito pessoal do Santander, para ser mais exato.
E foi uma das melhores coisas que me aconteceu profissionalmente na vida, pois ali eu desenvolvi o meu lado vendedor e comecei a aprender muito sobre Copy, sem mesmo saber o que realmente era persuasão.
Hoje a maior parte dos meus ganhos mensais vem do meu trabalho como copywriter e eu uso muita coisa do que aprendi com o pessoal de vendas do telemarketing.
Se você é como a pessoa que pensou que eu só podia usar essa dica porque meu trabalho tinha a ver com internet e com os clientes, me conta nos comentário ou manda mensagem me contando o que você já fez, ou faz, da vida e eu te conto como você pode levar isso para a sua carreira de redator freelancer.
5 – Se perdoe
Essa é a parte dessas dicas que eu acho mais difícil de fazer. Perdoar a si mesmo.
E eu digo o se perdoar por ainda não ter atingido ainda o nível que deseja como criador de conteúdo, não ter ainda conseguido pegar aquele cliente pica que você quer tanto… Se perdoar por ainda não ter chegado onde você queria chegar com a sua carreira de Redator Freelancer – e deixa eu te contar, difícil achar alguém que já chegou.
Aceite que é completamente normal e aceitável você estar onde está hoje nessa jornada. E lembre sempre que nessa caminhada a gente está pensando sempre em ir para frente.
Então relaxa que a sua caminhada vai te levar para a sua meta mais cedo ou mais tarde.
Essas foram 5 dicas que tenho certeza vão te ajudar demais na sua jornada para o sucesso como redator freelancer nesse ano de 2021.
Mas é claro que eu não ia deixar passar esse podcast especial de ano novo sem dar uma dica bônus. Então…
Bônus: Tenha sempre suporte!
Além de evitar pessoas negativas, lembra que eu falei de se cercar de gente positiva e com objetivos parecidos com os seus?
Lembra do Jim Rohn dizendo que você é a média das cinco pessoas com quem você mais convive?
É aqui que entra o bônus.
Você não precisa entrar nessa jornada sozinho.
Busque suporte de pessoas que também trabalham com Redação Freelancer.
E se tem uma área que vejo que as pessoas gostam de se ajudar, essa área é a redação freelancer!
Existem muitos grupos no Facebook e Whatsapp principalmente, onde as pessoas conversam sobre o assunto diariamente, seja para tirar dúvidas, conversar sobre o mercado, conversar sobre clientes, trabalhos, ou simplesmente se apoiar, se motivar.
Entre nesses grupos e você vai ver como o seu ânimo para colocar pra frente todos os seus planos de ser um redator freelancer de sucesso vão parecer ainda mais fáceis de se atingir.
Além disso, quando as coisas estiverem “normalizadas” (e que venha a vacina), você pode frequentar eventos de marketing digital, que além de te trazer novas pessoas para te apoiar na sua caminhada, ainda pode conhecer novos e bons clientes.
E por esse podcast é isso.
Eu tenho certeza que seguir essas dicas vai fazer toda a diferença na sua vida profissional em 2021. E vai te ajudar a não ser do grupo das pessoas que desistem das resoluções de ano novo, mas sim ser daqueles que vão persistir, que vão batalhar e vão ter sucesso como Redator Freelancer.
Que esse ano novo traga um leque enorme de oportunidades para você na sua caminhada profissional, que venha acompanhado de muitos clientes bons pagantes, muito sucesso e muita alegria nos seus dias.
E que traga nossa querida vacininha também, né?
E você? Tem alguma outra dica de atitudes positivas para ajudar outros redatores a terem sucesso em suas carreiras?
Não deixe de me contar!
E como já falei no início, se você está assistindo esse episódio pelo Youtube
Não deixe de se inscrever no canal, curtir o vídeo, comentar o que acho desse episódio, compartilhar com seus amigos e acionar o sininho
Caso esteja ouvindo pelo spotify, google podcast, apple podcast, ou sua plataforma de podcasts favorita
Segue aí o Redacast e me ajude compartilhando o link.
Caso não tenha ouvido, vai ouvir os outros episódios
Eu espero você no próximo Redacast, que espero conseguir que sejam liberados todas as sextas de agora em diante.
E tchau!