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como começar como redator freelancer

[De Comentário para Post #1] Como Faço Para Começar Como Redator Freelancer?

Você ama escrever e quer fazer da escrita a sua profissão? Você gostaria de conseguir ganhar dinheiro na internet escrevendo para sites e blogs? Você pensa em começar um projeto próprio online e conseguir a sonhada liberdade financeira?

Se a sua resposta para uma, ou mais dessas perguntas foi SIM, então trabalhar como Redator Freelancer é certamente o seu melhor caminho!

O que vai ser o [De Comentário para Post]?

Para te ajudar a responder essa pergunta eu resolvi trazer aqui no blog essa série que nomeei de [De Comentário Para Post]. E o nome reflete fielmente ao objetivo dessa série de postagens.

Durante as postagens do [De Comentários Para Posts] eu vou mostrar para você, na íntegra, alguns dos principais comentários em posts das redes sociais ou mensagens que troquei e vi que ajudaram outros Redatores Freelancers. Esses comentários e mensagens vão se destacar pela cor cinza e pelo tamanho da fonte maior que a normal do blog.

Junto disso eu pretendo fazer também comentários adicionais, ou mesmo atualizações em cima do comentário original, muitos deles escritos há algum tempo. {Esses comentários adicionais serão diferenciados pela cor vermelha das letras, negrito e colchetes (se em algum momento eu mudar de ideia quanto a essa cor, te aviso!).}

Entre os principais tópicos que pretendo falar nessa série estão:

  • Como começar como Redator Freelancer
  • Escolha do Nicho e sua importância
  • Portfólio: porque e como criar
  • Onde e como encontrar clientes
  • Dicas para se diferenciar

Além desses, vão aparecer aqui no blog qualquer outro assunto que eu creia que vai te ajudar nessa jornada para se tornar um Redator Freelancer Profissional.

Então vamos começar com a pergunta que mais vejo ser feita em redes sociais pela internet.

Como Faço Para Começar Como Redator Freelancer?

como faço pára começar como redator freelancer

Esse texto que vou colar abaixo eu escrevi uns meses atrás {em abril de 2019, mas ainda é bem atual} em resposta a essa mesma pergunta em um grupo de redatores no Whatsapp…

Espero que te ajude de alguma forma!

Se você quer acelerar o processo de iniciar como Redator, ou dar um upgrade na sua carreira, conheça o treinamento Redator Freelancer 5D!

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Como creio que já tenhamos passado pela parte mais básica, como tirar certificação de produção web da RC, coisas desse tipo, vou mais direto ao ponto… (Senão, para e tira um tempinho para dar uma estudada… Tem muito material bom, e gratuito, de apoio.) {Só falando para quem não sabe, quando falo RC, me refiro a Rock Content. Além do Curso de Produção de Conteúdo, eles tem vários outros cursos gratuitos para quem quer começar como Redator Freelancer. Também recomendo fazer os cursos gratuitos da HubSpot, principalmente o de Inbound.}

Leia também: O que é o Marketing de Conteúdo e por que sua empresa precisa dele?

Escolha do Nicho e sua importância

Para quem está começando nos dias de hoje, uma dica que eu dou e considero essencial é ESCOLHER UM NICHO! (Faça o que eu digo, não faça o que eu faço… Até pq eu só sou generalista, pois já faço isso há mais de 6 anos. Mas se fosse começar hoje, a primeira coisa que faria seria escolher um nicho que eu conheça bem!){Ainda assim, tenho meus nichos onde me posiciono como especialista: Marketing de Conteúdo e Viagens/Turismo.

UPDATE: Lembrando que eu coloquei no texto que considero essencial a escolha do nicho.

O que não quer dizer que você é obrigado a escolher um nicho para começar! Então não use isso como desculpa!

Muita gente começa (como falei que eu mesmo fiz) como generalista e depois vai se encontrando em um nicho, ou mais de um, de preferência.

O importante é começar, seja como especialista, ou como generalista.

A maior diferença é que, como especialista você terá maior facilidade em encontrar clientes que paguem melhor, saberá mais ao certo que são seus clientes alvo, terá mais facilidade em saber como direcionar a criação das suas primeiras amostras de conteúdo e, ao concorrer contra um generalista, terá certa vantagem para participar de Jobs no seu nicho.

Continuo achando ESSENCIAL a escolha do nicho, mas não que você deva deixar de começar por ainda não ter um nicho definido!}

Escolha um nicho que você conheça bem, principalmente para começar, depois você vai pensando em variar, se achar necessário. Mas de início você precisa mostrar que domina algum assunto.

Você pode escolher mostrar em seu portfólio vários nichos de uma só vez, sendo ‘mediano’ em vários, ou se mostrar ESPECIALISTA em apenas um (pode até ser mais de um, mas aí recomendo ter um portfólio diferente para cada nicho – como eu disse mais acima, “FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO O QUE FAÇO!” kkkkkkkkkkk).

E o cliente vai dar preferencia para um especialista a um generalista, no momento de escolha do profissional que irá contratar. Mesmo que o preço desse especialista seja um pouco mais alto!

Portfólio: porque e como criar?

O seu próximo passo é montar um PORTFÓLIO nesse nicho…

crie um portfólio como redator freelancer

Daí você tem uma vasta opção de para onde ir.

Tem uma infinidade de opções, muitas delas gratuitas, para você criar seu portfólio de Redator Freelancer. Eu indico a primeira (WordPress com domínio próprio e hospedagem ) pois você tem maior liberdade para montar algo mais profissional.

No meu caso uso um blog simples (que a preguiça me impede de alimentar) e o portfólio tá lá, linkando para pastas de cada nicho no Google Drive (rafinhasoares.com.br , se quiser entender melhor como está lá).

Depois de escolher o nicho e onde terá o seu portfólio, comece a criar conteúdo para o seu portfólio.

Você não precisa de milhares de postagens, mas precisa mostrar duas coisas com a quantidade de postagens que tiver:

  1. Que você entende do assunto que está falando
  2. Que você entende de escrita para web (Daí entra botar em prática os estudos sobre redação Web)

Lembre-se… Quase sempre o seu primeiro cliente é você mesmo! Focar nessa parte é essencial e vai te ajudar demais para frente.

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Agora que você já tem seu portfólio iniciado (ele nunca estará pronto, pois você deve buscar se especializar e se aperfeiçoar cada vez mais…

Então esses novos trabalhos cada vez melhores devem, obrigatoriamente, ser lembrados em seu portfólio), e já entendeu a importância de um nicho definido para o início, vamos pensar no retorno… OS CLIENTES.

Onde e como encontrar clientes?

Mas então, onde vamos achar esses clientes???

achar clientes como redator freelancer

É agora que você pode começar a pensar com outros olhos as plataformas como Workana e 99freelas {você pode também pensar na própria Rock Content que falamos acima, Contentools, Nexpert, Meu Redator, entre outras plataformas para redatores freelancer}, mas, ainda assim, recomendo outras formas…

Se você quer acelerar o processo de iniciar como Redator, ou dar um upgrade na sua carreira, conheça o treinamento Redator Freelancer 5D!

Entre em grupos de redatores, SEO, AdSense e freelancers em geral, no Facebook e Whatsapp (como esse que estamos)… Sempre tem gente precisando de serviços pontuais postando jobs nesses grupos! Você mostrando um bom serviço, esse job pontual pode se transformar em um cliente fixo, e é essa a nossa ambição!

Procure grupos voltados para o nicho que você escolheu inicialmente… Neles você pode interagir sobre o assunto, mostrar conhecimento, postar alguns conteúdos do seu portfólio e ir falando sobre o seu serviço de criação de conteúdo naquela área.

Muitos profissionais da área podem acabar te procurando para saber mais… TODO MUNDO PRECISA DE CONTEÚDO HOJE EM DIA!

Procure diretamente as empresas do seu nicho e ofereça os seus serviços!!

Principalmente as que você perceba que não trabalham bem o conteúdo delas, seja em blog, mídias sociais, etc…

Busque o e-mail, ou página de contatos, e envie uma proposta de criação para eles! {são os famosos Cold Mails, em outro post falarei deles}

Esteja no LinkedIn!!

use o linkedin como redator freelancer

Crie e complete seu perfil profissional no LinkedIn… Fale sobre como o seu serviço pode gerar valor para as empresas do nicho (seja com posicionamento, atração, conversão, o que for).

Poste artigos no LinkedIn (mesmo que essas postagens sejam replicadas do seu blog, mas se puder ser um conteúdo exclusivo é melhor ainda!). Mostre o seu conhecimento por lá…

Lembre-se que para adicionar os amigos já existe o Facebook, então deixe o LinkedIn para o que ele realmente vai te ser útil… Não que você não possa ter seus amigos adicionados no LinkedIn, mas, provavelmente, não são eles o seu público alvo por lá!

Conecte-se com as pessoas que “ASSINAM O CHEQUE” das empresas que você imagina que seriam bons clientes para você. Esses serão seus contatos de valor… Os que podem te trazer o maior retorno.

Conecte-se também com pessoal da nossa área de trabalho… Redatores, pessoal de SEO, etc.

Não se acanhe em , assim como com os e-mails que falei antes, enviar mensagens para as conexões que possam vir a ser seus clientes.

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Dicas para se diferenciar

Puts… Já escrevi demais! Vou fechar com algumas dicas para ficar atento tb…

– Não faça “testes gratuitos”.

ganhar dinheiro como redator freelancer

Algumas vezes a tentação a grande… Até porque “sendo aprovado a demanda é gigante”! Mas, geralmente é furada…

Se um possível cliente te pediu um teste de conteúdo, que esse teste seja pago.

Se, ainda assim, ele falar que não paga por teste e você quiser de verdade tentar pegar esse job, fale para ele que irá criar o conteúdo que ele pediu, mas que o postará em seu próprio blog (ou no lugar que escolheu como portfólio).

Assim você garante que o que esse cliente quer é realmente conhecer o seu conteúdo para aquele tema, e não usar indevidamente o seu conteúdo de graça!

Se ele se recusar a essas soluções, FOGE!

– O cliente é novo e não é uma indicação de alguém que tenha já te contado sobre ele? COBRE ADIANTADO (mesmo que 50% de início e 50% no fim)!

Caso o cliente também fique com o pé atrás de pagar adiantado e não receber o seu trabalho, ofereça opções para ele…

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Dentre essas opções estão, até mesmo, fazer o serviço com a 99freela ou Workana como intermediário. Assim as duas partes tem as suas garantias (o cliente paga antes do início do projeto e você só recebe ao fim).

Essas plataformas cobram suas comissões, e isso você deve conversar com o cliente sobre quem vai arcar com essas taxas. A minha recomendação é que você cobre isso do cliente, já que foi ele que acabou não querendo pagar adiantado. Ofereça a opção já avisando sobre a taxa adicional.

– O cliente está te dando muito trabalho? E nesse caso não me refiro a jobs, mas a encheção de saco…

DEMITA ESSE CLIENTE!

Eu sei que é difícil pensar nisso no momento em que você está começando e conquistando os seus primeiros clientes, mas eu recomendo…

Se o cliente se mostra difícil (não no sentido do desafio, mas no sentido do tratar pessoas), não cumpre com o combinado, ou outras coisas que você veja que está mais se estressando do que agregando, DEMITA O CLIENTE!

Você ainda vai agradecer por fazer isso em tempo de não estourar a cabeça… hehehehehehe’

Basicamente’ é o que eu faria se estivesse começando hoje… Bem resumido, mas se você for se aprofundando em cada dica dessas, vai ver que os resultados virão em breve!

Vai sem pressa, mas vai constante!

Bons trabalhos!

“Bem resumido, Rafael? Escreveu pra ca***** aí!” kkkkkkkkk…

Aí está o primeiro conteúdo da série [De Comentário para Post] sobre começar como Redator Freelance. Espero que você tenha gostado e que curta toda essa série!

Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos que também estão iniciando como Redatores e assim, quem sabe, ajudá-los com uma luz.

Ah, se ficou com alguma dúvida me conta aí nos comentários.

14 comentários em “[De Comentário para Post #1] Como Faço Para Começar Como Redator Freelancer?”

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