Você ama escrever e quer fazer da escrita a sua profissão? Você gostaria de conseguir ganhar dinheiro na internet escrevendo para sites e blogs? Você pensa em começar um projeto próprio online e conseguir a sonhada liberdade financeira?
Se a sua resposta para uma, ou mais dessas perguntas foi SIM, então trabalhar como Redator Freelancer é certamente o seu melhor caminho!
O que vai ser o [De Comentário para Post]?
Para te ajudar a responder essa pergunta eu resolvi trazer aqui no blog essa série que nomeei de [De Comentário Para Post]. E o nome reflete fielmente ao objetivo dessa série de postagens.
Durante as postagens do [De Comentários Para Posts] eu vou mostrar para você, na íntegra, alguns dos principais comentários em posts das redes sociais ou mensagens que troquei e vi que ajudaram outros Redatores Freelancers.
Junto disso eu pretendo fazer também comentários adicionais, ou mesmo atualizações em cima do comentário original, muitos deles escritos há algum tempo.
Entre os principais tópicos que pretendo falar nessa série estão:
- Como começar como Redator Freelancer
- Escolha do Nicho e sua importância
- Portfólio: porque e como criar
- Onde e como encontrar clientes
- Dicas para se diferenciar
Além desses, vão aparecer aqui no blog qualquer outro assunto que eu creia que vai te ajudar nessa jornada para se tornar um Redator Freelancer Profissional.
Então vamos começar com a pergunta que mais vejo ser feita em redes sociais pela internet.
Como Faço Para Começar Como Redator Freelancer?
Esse texto que vou colar abaixo eu escrevi uns meses atrás
Espero que te ajude de alguma forma!
———————————————————————
Como creio que já tenhamos passado pela parte mais básica, como tirar certificação de produção web da RC, coisas desse tipo, vou mais direto ao ponto… (Senão, para e tira um tempinho para dar uma estudada… Tem muito material bom, e gratuito, de apoio.)
Leia também: O que é o Marketing de Conteúdo e por que sua empresa precisa dele?
Escolha do Nicho e sua importância
Para quem está começando nos dias de hoje, uma dica que eu dou e considero essencial é ESCOLHER UM NICHO! (Faça o que eu digo, não faça o que eu faço… Até pq eu só sou generalista, pois já faço isso há mais de 6 anos. Mas se fosse começar hoje, a primeira coisa que faria seria escolher um nicho que eu conheça bem!)
Escolha um nicho que você conheça bem, principalmente para começar, depois você vai pensando em variar, se achar necessário. Mas de início você precisa mostrar que domina algum assunto.
Você pode escolher mostrar em seu portfólio vários nichos de uma só vez, sendo ‘mediano’ em vários, ou se mostrar ESPECIALISTA em apenas um (pode até ser mais de um, mas aí recomendo ter um portfólio diferente para cada nicho – como eu disse mais acima, “FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO O QUE FAÇO!” kkkkkkkkkkk).
E o cliente vai dar preferencia para um especialista a um generalista, no momento de escolha do profissional que irá contratar. Mesmo que o preço desse especialista seja um pouco mais alto!
Portfólio: porque e como criar?
O seu próximo passo é montar um PORTFÓLIO nesse nicho…
Daí você tem uma vasta opção de para onde ir.
- Criar um blog no wordpress (a que eu indico…)
- blog no blogger
- Google drive
- Sites de portfólio (contently, coisa do tipo
{Outros exemplos são o Journoportfolio e Clipping.me} ) - perfil no Medium
{LinkedIn! Claro…}
Tem uma infinidade de opções, muitas delas gratuitas, para você criar seu portfólio de Redator Freelancer. Eu indico a primeira (WordPress com domínio próprio e hospedagem ) pois você tem maior liberdade para montar algo mais profissional.
No meu caso uso um blog simples (que a preguiça me impede de alimentar) e o portfólio tá lá, linkando para pastas de cada nicho no Google Drive (rafinhasoares.com.br , se quiser entender melhor como está lá).
Depois de escolher o nicho e onde terá o seu portfólio, comece a criar conteúdo para o seu portfólio.
Você não precisa de milhares de postagens, mas precisa mostrar duas coisas com a quantidade de postagens que tiver:
- Que você entende do assunto que está falando
- Que você entende de escrita para web (Daí entra botar em prática os estudos sobre redação Web)
Lembre-se… Quase sempre o seu primeiro cliente é você mesmo! Focar nessa parte é essencial e vai te ajudar demais para frente.
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Agora que você já tem seu portfólio iniciado (ele nunca estará pronto, pois você deve buscar se especializar e se aperfeiçoar cada vez mais…
Então esses novos trabalhos cada vez melhores devem, obrigatoriamente, ser lembrados em seu portfólio), e já entendeu a importância de um nicho definido para o início, vamos pensar no retorno… OS CLIENTES.
Onde e como encontrar clientes?
Mas então, onde vamos achar esses clientes???
É agora que você pode começar a pensar com outros olhos as plataformas como Workana e 99freelas
Entre em grupos de redatores, SEO, AdSense e freelancers em geral, no Facebook e Whatsapp (como esse que estamos)… Sempre tem gente precisando de serviços pontuais postando jobs nesses grupos! Você mostrando um bom serviço, esse job pontual pode se transformar em um cliente fixo, e é essa a nossa ambição!
Procure grupos voltados para o nicho que você escolheu inicialmente… Neles você pode interagir sobre o assunto, mostrar conhecimento, postar alguns conteúdos do seu portfólio e ir falando sobre o seu serviço de criação de conteúdo naquela área.
Muitos profissionais da área podem acabar te procurando para saber mais… TODO MUNDO PRECISA DE CONTEÚDO HOJE EM DIA!
Procure diretamente as empresas do seu nicho e ofereça os seus serviços!!
Principalmente as que você perceba que não trabalham bem o conteúdo delas, seja em blog, mídias sociais, etc…
Busque o e-mail, ou página de contatos, e envie uma proposta de criação para eles!
Esteja no LinkedIn!!
Crie e complete seu perfil profissional no LinkedIn… Fale sobre como o seu serviço pode gerar valor para as empresas do nicho (seja com posicionamento, atração, conversão, o que for).
Poste artigos no LinkedIn (mesmo que essas postagens sejam replicadas do seu blog, mas se puder ser um conteúdo exclusivo é melhor ainda!). Mostre o seu conhecimento por lá…
Lembre-se que para adicionar os amigos já existe o Facebook, então deixe o LinkedIn para o que ele realmente vai te ser útil… Não que você não possa ter seus amigos adicionados no LinkedIn, mas, provavelmente, não são eles o seu público alvo por lá!
Conecte-se com as pessoas que “ASSINAM O CHEQUE” das empresas que você imagina que seriam bons clientes para você. Esses serão seus contatos de valor… Os que podem te trazer o maior retorno.
Conecte-se também com pessoal da nossa área de trabalho… Redatores, pessoal de SEO, etc.
Não se acanhe em , assim como com os e-mails que falei antes, enviar mensagens para as conexões que possam vir a ser seus clientes.
Dicas para se diferenciar
Puts… Já escrevi demais! Vou fechar com algumas dicas para ficar atento tb…
– Não faça “testes gratuitos”.
Algumas vezes a tentação a grande… Até porque “sendo aprovado a demanda é gigante”! Mas, geralmente é furada…
Se um possível cliente te pediu um teste de conteúdo, que esse teste seja pago.
Se, ainda assim, ele falar que não paga por teste e você quiser de verdade tentar pegar esse job, fale para ele que irá criar o conteúdo que ele pediu, mas que o postará em seu próprio blog (ou no lugar que escolheu como portfólio).
Assim você garante que o que esse cliente quer é realmente conhecer o seu conteúdo para aquele tema, e não usar indevidamente o seu conteúdo de graça!
Se ele se recusar a essas soluções, FOGE!
– O cliente é novo e não é uma indicação de alguém que tenha já te contado sobre ele? COBRE ADIANTADO (mesmo que 50% de início e 50% no fim)!
Caso o cliente também fique com o pé atrás de pagar adiantado e não receber o seu trabalho, ofereça opções para ele…
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Dentre essas opções estão, até mesmo, fazer o serviço com a 99freela ou Workana como intermediário. Assim as duas partes tem as suas garantias (o cliente paga antes do início do projeto e você só recebe ao fim).
Essas plataformas cobram suas comissões, e isso você deve conversar com o cliente sobre quem vai arcar com essas taxas. A minha recomendação é que você cobre isso do cliente, já que foi ele que acabou não querendo pagar adiantado. Ofereça a opção já avisando sobre a taxa adicional.
– O cliente está te dando muito trabalho? E nesse caso não me refiro a jobs, mas a encheção de saco…
DEMITA ESSE CLIENTE!
Eu sei que é difícil pensar nisso no momento em que você está começando e conquistando os seus primeiros clientes, mas eu recomendo…
Se o cliente se mostra difícil (não no sentido do desafio, mas no sentido do tratar pessoas), não cumpre com o combinado, ou outras coisas que você veja que está mais se estressando do que agregando, DEMITA O CLIENTE!
Você ainda vai agradecer por fazer isso em tempo de não estourar a cabeça… hehehehehehe’
Basicamente’ é o que eu faria se estivesse começando hoje… Bem resumido, mas se você for se aprofundando em cada dica dessas, vai ver que os resultados virão em breve!
Vai sem pressa, mas vai constante!
Bons trabalhos!
“Bem resumido, Rafael? Escreveu pra ca***** aí!” kkkkkkkkk…
Aí está o primeiro conteúdo da série [De Comentário para Post] sobre começar como Redator Freelance. Espero que você tenha gostado e que curta toda essa série!
Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos que também estão iniciando como Redatores e assim, quem sabe, ajudá-los com uma luz.
Ah, se ficou com alguma dúvida me conta aí nos comentários.
Muito bom, parabéns!
Amei as dicas
Que bom que gostou, Tatiane.
Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma e dar uma luz nessa caminhada!
Abraços
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Parabéns cara, curti as dicas. Obrigado.
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