Apesar de ter muitas vantagens, nem tudo são flores na carreira do Redator Freelancer.
No episódio 3 do Redacast – O Podcast do Redator Freelancer vou falar sobre 9 situações ‘não tão positivas’ que todo Redator Freelancer já passou, ou vai passar alguma vez na jornada para o sucesso.
Além disso falei de algumas formas que podem te ajudar a contornar essas situações sem muito desgaste.
Tem mais alguma situação que você já passou ou veja muita gente passando e eu não falei? Me conta aí!
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Transcrição
“Eu preciso te dizer…
No trabalho como redator freelancer você pode viver uma vida sensacional, com muita liberdade, ser seu próprio chefe, fazer seu próprio horário, trabalhar de onde quiser…
Além de conhecer gente nova, profissionais novos, clientes novos e descobrir histórias muito boas.
Mas, como em qualquer profissão, é interessante você saber e entender que nem tudo são somente flores.
Têm algumas situações “chatas” que todo redator já passou ou vai acabar passando um dia.
E hoje eu trouxe 9 dessas pava você!
E aí meus queridos, beleza?
Pra quem não me conhece eu sou Rafinha Soares, sou criador de conteúdo há mais de 8 anos e também ajudo pessoas que querem trabalahr como redator freelancer a começar, crescer e ter ainda mais sucesso na sua carreira como redator com meu treinamento ‘Redator Freelancer 5D’ e com a minha Mentoria para Redatores.
Para quem perguntou nos outros episódios e quer conhecer mais sobre o treinamento e a mentoria, basta acessar rafinhasoares.com.br/cursos e conferir se o treinamento está com turma aberta, ou saber mais sobre a mentoria.
Esse é o episódio 3 do Redacast e nele vou falar sobre 9 situações ‘não tão positivas’ que todo mundo vai passar, ou já passou na caminhada até o sucesso como redator freelancer!
E vou tentar te dar algumas dicas de como se virar nessas situações.
Se é a sua primeira vez por aqui, seja muito bem vindo! Espero demais que você curta o Redacast e me acompanhe todas as semanas daqui pra frente.
E eu te convido a, depois de ouvir esse episódio, dar uma olhadinha nos episódios anteriores que tenho certeza vão te dar várias sacadas para a sua jornada.
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Segue aí o Redacast e curte esse episódio, que tenho certeza vai te dar várias ideias e várias dicas no final dele.
Voltando a falar das situações que todo redator já passou, ou ainda vai passar…
É claro que pode ser que você não se identifique com todos os pontos que eu vou falar, ou até mesmo ter outras situações que vê que todo redator passa algum dia.
E aí eu quero demais que você me conte por quais já delas passou, por quais nunca passou e se tem alguma outra situação desse tipo para contar.
Vou curtir muito saber.
Mas pra agora eu separei 9 pra comentar sobre aqui. Vamos a elas!
1 – Não saber se vender como redator profissional
Da mesma forma que quase não ter barreira de entrada para começar como redator freelancer é algo positivo, já que no fundo você só precisa de um notebook e acesso à internet, e isso ajuda você a começar mais rapidamente na profissão.
Essa mesma falta de barreira de entrada também faz com que muita gente sem preparo comece a buscar jobs como redator freelancer.
Daí eu vejo muitas pessoas que até conseguem ganhar algum dinheiro na redação web, mas que tenho certeza que poderiam ganhar muito mais se aprendessem a se vender como profissional da criação de conteúdo e não só como um vendedor de artigos.
Vale lembrar que como freelancer, você é sua própria empresa, e os contratantes só vão conseguir te ver como empresa de respeito se você mesmo se posicionar como uma.
2 – Explicar para os outros que tem que trabalhar
Essa é uma das partes mais difíceis de se fazer quando vocé é um redator freelancer, pricipalente quando você trabalha em casa e tem outras pessoas junto com você.
É muito importante que você converse com essas pessoas e explique que você tem o seu local de trabalho, mesmo estando em casa, e que você tem um horário no qual as coisas funcionarão como se você estivesse em um escritório tradicional.
Com você estando em casa, muitas vezes as pessoas podem achar que você está atoa e pode aproveitar para dar aquela passada no mercado, varrer a casa, ajudar com o dever de casa dos filhos e outras cosias desse tipo.
É claro que você pode, e deve, ajudar com tudo isso, ajudar em casa. Mas que isso seja fora do seu horário de trabalho.
3 – Sentir que cobra muito pouco
Principalmente quando você está iniciando com Redator, pode se sentir perdido com as questões de preços de serviços, quanto cobrar, e tudo mais.
E justamente por ficar perdido com isso, e muitas vezes por medo de não conseguir os clientes, você acaba cobrando barato demais.
Aí você vê rolar uma reação em cadeia nessa baixa precificação. Principalmente quando você pensa nas plataformas de jobs para freelancers, como o Workana e a 99freelas.
O redator iniciante, que já não sabe ao certo quanto cobrar, vê outro redator que cobra muito abaixo do mercado, acha que esse é o preço praticado e também acaba cobrando pouco por um job que deveria cobrar muito mais.
Mas a ideia é você buscar conhecer e entender quais são os preços praticados no mercado mais sério da redação. E aí tentar se qualificar mais para mostrar aos clientes que vale a pena que eles te paguem esse “preço mais alto”.
No meu caso, por exemplo, quando iniciei na redação web, eu aceitava jobs por até mesmo 5 reais por artigo. Com o passar do tempo fui entendendo o valor do meu próprio serviço, o quanto ele agregava aos meus clientes e fui pouco a pouco subindo meus preços até chegar aos preços que cobro hoje.
É muito importante que você conversar com outros profissionais para entender o quanto eles cobram por cada tipo de serviço, o que eles oferecem aos clientes para conseguir agregar mais valor ao seu trabalho e assim receber mais, por aí vai.
É muito importante, também, você conversar e perguntar ao cliente sobre tudo que ele vai querer e precisar para o job em questão.
Dessa forma você consegue saber tudo que terá que fazer, ou pelo menos terá uma boa ideia disso, e conseguirá montar um preço que seja bom para você e valha a pena para o cliente.
Eu sei que essa hora tem alguém me perguntando:
“Mas tio, quanto eu tenho que cobrar dos clientes?”
Como falei, é muito importante conversar com eles para saber tudo que conseguir sobre o projeto, sobre o que ele espera do seu serviço, da sua entrega, e assim conseguir montar o seu preço…
Mas como sei que tem gente esperando, eu vou falar.
Eu não recomendo você ter um preço fixo para todos os jobs, até porque um job pode ser bem diferente do outro, exigir mais trabalho e tudo mais…
Mas se você quer ter uma ideia de quanto cobrar dos seus clientes, pense numa base de pelo menos 10 centavos por palavra.
4 – Aceitar mais trabalhos do que deveria de uma vez só
Essa é uma situação que é muito normal de você ver acontecer com os redatores, principalmente quando você passa pela situação 1, de não saber se vender como redator profissional, e pela situação 3, de cobrar pouco.
Nessa somatória aí, para conseguir receber o suficiente para se manter no mês, você acaba se pegando aceitando mais trabalhos do que deveria ao mesmo tempo.
Muitas vezes isso acontece também pelo fato de o iniciante não ter ideia ainda de quantos jobs ele tem condição de pegar.
Essa sobrecarga pode ser muito prejudicial para o Redator. Tanto pelo fato de ter a possibilidade dele não conseguir entregar os jobs no prazo, quanto pelo fato de ferrar a saúde mental da pessoa.
Com o tempo, os redatores vão entendendo quais são os seus limites, além do fato de saber que podem cobrar mais e começar a se posicionar como redator profissional.
Assim você vai ver que não precisa se sobrecarregar de trabalhos para ter bons ganhos no fim do mês.
5 – Falta de vontade de escrever
Seja a falta de vontade de escrever para clientes, ou falta de vontade de escrever para o seu projeto pessoal. O certo é que uma hora essa falta de vontade pode bater.
No caso dessa falta de vontade ser para escrever para os jobs dos clientes, muitas vezes essa falta de vontade rola por você estar escrevendo sobre um assunto que não gosta, ou até mesmo sobre um assunto que não é a sua especialidade.
Por isso é muito importante que você tenha gosto no que você está fazendo.
Em cima disso é muito importante você ter um nicho de preferência e aí conseguir clientes que falem sobre esse nicho.
Escrever sobre coisas que você gosta de verdade, sobre coisas que tem afinidade, vão te ajudar demais a evitar essa falta de vontade de escrever.
Já no caso da falta de vontade de escrever para seus projetos pessoais, eu vejo muito isso acontecer por conta do que falamos na situação !, de não saber se posicionar como redator profissional.
A pessoa acaba não entendendo a importância de ter um projeto pessoal, mesmo que seja esse projeto um simples portfólio como redator.
O que acontece é que quando a pessoa entende a importância de ter seus próprios projetos e que isso pode até mesmo te ajudar a conseguir clientes de redação, além de ajudar com outros ganhos, como venda de produtos próprios, publicidade e afiliados, por exemplo.
Ela passa a dar muito mais valor a esses projetos e essa “preguiça”, essa “procrastinação” vai passando.
6 – “Tem como fazer para mim rapidinho?”
Esse é um ponto muito complicado, mas acontece muito com profissionais freelancer, não só com redatores…
Os designers, por exemplo, certamente já ouviram um
“tem como fazer um bannerzinho pra mim rapidinho”
Os revisores já ouviram um
“tem como dar uma olhadinha nesse texto pra mim rapidinho”
E por aí vai…
O “tem como fazer pra mim rapidinho” é muito comum no mercado freelancer e você tem que entender e saber contornar isso.
Você é a primeira pessoa que deve valorizar o seu próprio trabalho e mostrar para as pessoas que não trabalha de graça.
Quando um cliente vier com “tem como fazer tal coisa pra mim? é bem rapidinho” você já chama ele para conversar e explica que pode até ser que dê para fazer o tal “negocinho rapidinho”, mas que aquilo terá um custo para ele.
7 – Clientes tóxicos
Na nossa jornada de Redator Freelancer, nós vamos encontrar muitos clientes sensacionais, tanto no pessoal, quanto no profissional, como diria Fausto Silva.
Mas também cruzaremos nesse caminho com alguns clientes tóxicos. E sobre esses daria até para fazer um episódio exclusivo só com esse tópico.
De início não é tão fácil reconhecer o cliente tóxico, mas com o tempo você já vai de cara trocar uma ideia rápida e reconhecer as famosas ‘red flags’, as bandeiras vermelhas de perigo.
Esses clientes geralmente são os que querem barganhar a todo custo o seu preço, mas também são os que mais enchem o saco procurando de todas as formas problemas nos seus conteúdo que te fazem ter que refazê-los algumas vezes.
São aqueles que te colocam pra baixo e te fazem se sentir mal em trabalhar com eles…
Muita vezes também eles só querem quantidade de conteúdo e não ligam para a qualidade, não se importando em te passar as informações necessárias para você criar um bom conteúdo.
Ainda tem aqueles clientes que atrasam um bocado o seu pagamento, ou somem sem te pagar.
Já conheceu algum cliente desse tipo? Comenta aí pra mim!
E para evitar essas situações com clientes tóxicos você pode tomar algumas medidas.
Entre elas a segunda que eu mais recomendo é colocar tudo em contrato.
Tendo tudo em contrato, desde uma clausula falando sobre as informações que o cliente tem que te passar para você ter condição de criar um conteúdo de qualidade, passando por prazos de pagamento, prazos de entrega e preço do serviço, além do que mais você achar relevante, você vai conseguir se resguardar e ter mais segurança em saber que está lidando com clientes sérios.
Reduzindo assim a chance de trabalhar com clientes tóxicos.
Mas se por algum acaso você perceber que está trabalhando com um desses, fica aqui a dica que eu mais recomendo…
DEMITE ESSE CLIENTE!
8 – Clientes que querem resultado relâmpago sem esforço algum
Esse tipo de cliente acaba entrando também nos clientes tóxicos, caso você não consiga conversar e explicar para ele como as coisas funcionam.
Vou te dar alguns exemplos simples para você entender.
Esse cliente é daqueles que te pede um conteúdo otimizado para os motores de busca, o famoso artigo SEO, e reclama quando em 3 dias o artigo ainda não está na primeira página do Google.
E aí você analisa a estrutura desse cliente, olha o site, por exemplo, e vê que a velocidade de carregamento do site dele está muito lenta, que o site é poluído e dá uma péssima experiência para o usuário, que tem zero autoridade no nicho em questão.
Ou seja, é bem provável que nem em muitos meses esse conteúdo, por melhor que seja, não vá ranquear bem no Google. E o cliente vai colocar a culpa no seu conteúdo.
Um outro exemplo é o cliente que te contrata para criar uma Copy para o produto dele e dentro de alguns dias reclama que o produto não está vendendo.
Aí quando você vê, o cliente não está gerando nem tráfego pago nem tráfego orgânico para a página de vendas… Ou seja, ninguem nem ao menos está lendo a sua copy e ele está dizendo que é a sua copy que não está vendendo.
Ou quando vai ver, as pessoas leem sua copy, tentam comprar o produto, mas o carrinho está com problemas, ou o gatway de pagamento está recusando as compras.
Mas como ele só vê que não está tendo venda, coloca a culpa na sua copy.
Esse tipo de cliente algumas vezes acaba sendo mais fácil de lidar do que os clientes tóxicos que falamos antes.
Pois muitas vezes ele tem esse tipo de atitude justamente por falta de conhecimento. E aí conversando um pouco, “educando” esse cliente, você consegue transforma-lo em um ótimo cliente!
9 – Trabalhar no momento que os outros estão de férias
É uma situação normal da carreira de um freelancer se pegar tendo que trabalhar e entregar projetos enquanto a família e os amigos estão de férias do trabalho, faculdade, escola, o que quer que seja.
Isso acontece muitas vezes pelo que já comentamos antes… Você é uma empresa!
Funcionários tiram férias, as empresas não. Sendo assim, se você é a única pessoa dessa empresa, é o funcionário e o patrão, férias pode ser algo difícil de conseguir.
Mas, se organizando direitinho, todo mundo viaja!
E aí entra um dos pontos mais vantajosos do seu trabalho como Redator Freelancer. Você sabendo se organizar, você pode trabalhar até mesmo do seu hotel durante a viagem com a família.
É claro que você vai ter que fazer adptações de horários, fazer adaptações da quantidade de trabalho que vai fazer por dia. Vai ter que ver bem direitinho sobre como é a internet nos hotéis que você vai escolher ficar e coisas desse tipo.
Junto disso, é claro, entra também uma parte da situação 2 que comentamos lá no início do podcast. Que é o explicar para as pessoas que estiverem junto de você que terá de ter um horário para trabalhar.
A minha dica é que você tente ter nenhum, ou o mínimo possível de trabalho para fazer nesses momentos. Você pode tentar se organizar com antecedência, pegar umas horinhas a mais de trabalho por dia já pensando nos dias que estará viajando, ou que gostaria de tirar para passar integralmente de folga.
O certo é que, mesmo essas situaçõs mais negativas são totalmente contornáveis, muitas vezes até com facilidade.
E existem mil vezes mais vantagens do que desvantagens quando você trabalha como Redator Freelancer, quando você resolve ser seu próprio chefe e tomar as rédeas da sua vida profissional.
Eu tenho certeza que você já passou por algumas, ou todas as situações que eu falei aqui hoje. E se tem alguma outra que vê como muito comum, comenta ou me conta nas redes sociais.
Tenho certeza que esse é um tema que daria até mesmo uma parte 2, 3 e por aí vai…
Como já falei no início, se você está assistindo esse episódio pelo Youtube
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Caso não tenha ouvido, vai ouvir os outros episódios
Por esse episódio é isso… Eu espero você no próximo Redacast.
E tchau!”
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