No Episódio 1 do Redacast – O Podcast do Redator Freelancer, o primeiro oficial, eu falei sobre 10 formas de transformar um único conteúdo em vários novos.
Como Transformar Um Único Conteúdo em Vários Novos
Você demora horas, quando não dias, produzindo um conteúdo incrível e acaba montando esse conteúdo em um formato para apenas um lugar, para apenas uma plataforma…
Como um blog post para seu site, ou um roteiro para podcast, por exemplo.
Nesse episódio mostrei como fazer para conseguir postar esse mesmo conteúdo em várias plataformas diferentes.
Use o COPE para ter seu conteúdo em várias mídias
É uma forma de fazer o que lá fora chamam de COPE, que seria o ‘Create Once, Publush Everywhere’. Ou ‘Post Everywhere’, já vi usarem das duas formas.
Isso em português seria ‘Crie uma vez e publique em todos os lugares‘!
Mas eu não falei aqui para fazer um ctrl C ctrl V e jogar esse conteúdo aleatoriamente em todas as plataformas.
Confira o Episódio Piloto: RedaCast #000 – Otimização de Conteúdo e SEO para Redatores
Eu falei como empacotar esse conteúdo de várias formas diferentes, pra que você consiga levar esses mesmo conteúdo pra outros lugares de forma que ele se encaixe em cada uma dessas plataformas.
Acompanha aí!
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Transcrição
E aí meus queridos, beleza?
Para quem não me conhece, eu sou Rafinha Soares, criador de conteúdo há mais de 8 anos e também trabalho ajudando você a começar como redator freelancer, crescer e ter ainda mais sucesso em sua carreira.
Esse é oficialmente o episódio 1 do projeto do Redacast.
Se você não me acompanha e ainda não conferiu, eu já gravei um episódio piloto, onde eu falo sobre otimização de conteúdo e um pouco sobre SEO Onpage. O Famoso SEO para Redatores. Confere lá!
E eu vou te pedir para se você está acompanhando esse podcast pelo Youtube, se inscreve aí no canal se ainda não for inscrito.
Curte o vídeo, compartilha com seus amigos que trabalham, ou querem trabalhar com redação e aciona o sininho das notificações, para ficar ligado em tudo que eu postar no Youtube.
Se você está ouvindo esse podcast pela sua plataforma de Streaming favorita, segue aí o Redacast e curte esse episódio, que tenho certeza vai te dar várias ideias e várias dicas no final dele.
E no episódio 1 do Redacast eu vou te falar 10 formas de transformar um único conteúdo em vários novos. Então vamos lá!
Pense como você demora horas, quando não dias, produzindo um conteúdo incrível e acaba o montando esse conteúdo em um formato para apenas um lugar, para apenas uma plataforma… Como um blog post para seu site, ou um roteiro para podcast, por exemplo.
Nesse episódio vou te mostrar como fazer para conseguir postar esse mesmo conteúdo em várias plataformas diferentes.
É uma forma de fazer o que lá fora chamam de COPE. Que seria o ‘Create Once, Publush Everywhere’. Ou ‘Post Everywhere’, já vi usarem das duas formas. Isso em português seria ‘Crie uma vez e publique em todos os lugares’.
Mas eu não vou te falar aqui para fazer um ctrl C ctrl V e jogar esse conteúdo aleatoriamente em todas as plataformas.
Hoje vou falar como empacotar esse conteúdo de várias formas diferentes pra que você consiga levar esses mesmo conteúdo pra outros lugares de forma que ele se encaixe em cada uma dessas plataformas.
Como estou num podcast, vou usar o próprio de exemplo, mas as dicas valem para todo tipo de conteúdo e para quase todos você consegue usar boa parte dessas dicas.
Claro que a primeira coisa a fazer é criar a sua peça principal e postar ela normalmente no local de destino dela… Seja um podcast nas plataformas de streaming de audio ou no Youtube, ou um artigo no seu blog, por exemplo.
E aí então você pode começar a pensar em usar as dicas.
Dica 1) Como o exemplo é o podcast, transcreva todo o conteúdo desse podcast.
Esse tipo de material é legal para a pessoa poder ter tudo o que você falou no episódio em um lugar acessível, como a página do podcast no seu site.
Isso pode ajudar alguém que está, por exemplo, ouvindo seu podcast em um lugar barulhento e pode ler o que foi falado.
É bem interessanta também se você pensar em SEO, porque aí você cria uma postagem pra aquele episódio com o texto da transcrição e essa postagem pode ser encontrada nas buscas do Google.
Dicas 2) Crie um resumo informativo do seu podcast.
Você pode oferecer como adicional em PDF, por exemplo.
Pode ser até mesmo um resumo da transcrição, ou do seu roteiro, para a pessoa acompanhar os pontos principais que você tratou no podcast enquanto ouve.
Ou pode servir até para levar a pessoa que só leu esse resumo a ficar curioso pelo material completo.
Daí você pode usar ele como chamada para a pessoa assistir ao podcast completo.
Dica 3) Transforme o conteúdo do seu podcast em um artigo.
Aqui muita gente pode perguntar, “Mas tio, eu já fiz a transcrição”
A ideia é você criar um material novo, um artigo novo, baseado no seu podcast. Algo diferente da transcrição, algo mais direcionado mesmo para um blog post.
Além do seu próprio blog você pode levar esse artigo para o LinkedIn, Medium, e outros lugares, ou até mesmo oferecer esse artigo como Guest Post em outro site do seu nicho e é claro, nele você vai divulgar o seu podcast.
Dica 4) Use pontos interessantes do seu podcast para alimentar sua lista de email.
Se no podcast você vai falar, por exemplo, sobre 10 maneiras de emagrecer de forma saudável, você pode comentar sobre as duas ou 3 formas que considera as mais chamativas em um email para sua lista e convidar a pessoa para ouvir o seu podcast e saber as outras formas.
Dica 5) Separe as partes que você já tem em mente do seu conteúdo (essas mesmas que transformou em email, por exemplo) e crie postagens para as redes sociais baseadas nessas partes.
No que falamos das 10 maneiras de emagrecer de forma saudável, por exemplo, você pode fazer uma postagem nova sobre cada uma das formas. Criar uma arte e uma legenda com esse tema para o Instagram, Facebook, Pinterest.
Lembrando que em todas essas dicas você pode incluir o fazer a chamada para a pessoa acompanhar o podcast completo.
Dica 6) Transforme as partes mais interessantes do seu podcast em vídeos nuggets, os famosos vídeos ‘nutella’.
Depois que o episódio estiver pronto, reassista observando quais micro-partes desse episódio podem virar um conteúdo completo reduzido.
Voltando no exemplo das 10 formas de emagrecer de forma saudável, você tem pelo menos 10 chances de conseguir vídeo nuggets para transformá-los em novos vídeos reduzidos sobre cada uma das formas.
Caso seu podcast seja só em áudio, você pode usar programas que mostrem o espectro em onda do áudio e montar um template legal pra apresentar esses vídeos.
Dica 7) Transforme seu roteiro, ou uma parte dele que seja foda em um infográfico.
Infográficos são conteúdos de muito valor e as pessoas gostam bastante. Além disso, ao distribuir esses infográficos, você pode também convidar as pessoas que o viram a acompanhar o seu conteúdo completo no podcast.
Dica 8) Use o conteúdo do podcast como respostas para perguntas em grupos e foruns.
Mas não simplesmente coloque o link lá onde tem a pergunta. Você pode dar uma resposta rápida e simples, que tire a dúvida da pessoa e falar que se ela quiser uma resposta mais completa pode ouvir o seu podcast.
Dica 9) Crie um ebook, check list, guia, ou coisa do tipo. E use como isca digital.
Você pode até mesmo usar o infográfico e o resumo informativo que já falamos antes, como uma dessas iscas.
Assim você pode disponibilizar esses conteúdo para a pessoa em troca dela entrar para a sua lista de e-mail, por exemplo.
Dica 10) Crie novos conteúdos em vídeos curtos falando rapidamente sobre os assuntos mais interessantes que você abordou no podcast.
Essa forma pode até ser bem parecido com a dos vídeo nuggets, mas nela você pode acabar pensando em pontos diferentes do que foi falado no podcast e trazer ainda mais informação para seu público sobre aquele tema.
No fim desse vídeo Faça CTA para o seu podcast.
Já foram 10 dicas, mas eu vou falar uma dica bônus.
Dica Bônus) Crie novos episódio sobre os assuntos mais queridos pelo seu público de dentro do seu podcast.
Veja onde surgiram as maiores dúvidas e curiosidades do público e transforme esse assunto em um novo roteiro de podcast.
Ainda tem várias outras formas que você pode transformar o seu conteúdo e sair de uma peça só para vária, podendo direcionar para várias mídias diferentes.
E você? Tem alguma outra dica de como repaginar um conteúdo pronto para tranformá-lo em vários outros? Não deixe de me contar.
E como já falei no início, se você está assistindo esse episódio pelo Youtube, não deixe de se inscrever no canal, curtir o vídeo, comentar o que acho desse episódio, compartilhar com seus amigos e acionar o sininho.
Caso esteja ouvindo pelo spotify, google podcast, apple podcast, ou sua plataforma de podcasts favorita, segue aí o Redacast e mande ajude compartilhando o link.
Então é isso, eu espero você no próximo episódio do Redacast.
E tchau!
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