Você quer ver sua empresa atrair o seu público alvo, aumentar o engajamento, crescer como marca e aumentar a sua quantidade de clientes, sem ter que gastar uma fortuna para isso?
Então, investir em Marketing de Conteúdo é caminho ideal para você!
Mas, afinal de contas, o que é Marketing de conteúdo e por que tanta gente tem falado nisso nos últimos tempos?
O que é Marketing de Conteúdo?
Em termos gerais, Marketing de Conteúdo é uma das vertentes do marketing atual que se baseia na criação de conteúdos relevantes a serem publicados e distribuídos pelas empresas na internet, com finalidade de interagir, ensinar e gerar autoridade perante seu público.
Tendo um Marketing de Conteúdo bem trabalhado, a sua empresa tem grandes chances de alcançar muito mais pessoas interessadas em sua área de atuação, e assim você aumenta a sua quantidade de leads e consequentemente aumentar suas vendas, sejam elas de um produto ou um serviço.
Alguns dos principais tipos de conteúdos que são trabalhados em uma estratégia de Marketing de Conteúdo são:
Seja qual for a forma de distribuição escolhida para a criação de conteúdo, o mais importante é que ele seja relevante e gere engajamento com o seu público alvo.
Além disso esse conteúdo é totalmente gratuito e compartilhável.
Para que tipos de empresa serve o Marketing de Conteúdo?
Por ser um marketing que atrai em média 3x mais público, e ser aproximadamente 62% mais barato que outras formas de marketing tradicional, o Marketing de Conteúdo é totalmente acessível e utilizado por todos os tipos de negócios, desde as pequenas empresas até as grandes corporações.
Caso você ainda não esteja investindo em Marketing de Conteúdo para a sua empresa, já está mais do que na hora de começar a priorizar essa estratégia que vai te ajudar demais com o crescimento do seu negócio.
Se você ainda está em dúvida se deve investir ou não nessa estratégia, confira agora 4 razões pelas quais o Marketing de Conteúdo é tão importante para a sua empresa.
1 – O Marketing de Conteúdo ajuda sua empresa a se posicionar melhor no Google
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar na sigla SEO (Search Engine Optimization), mas ela se refere a otimização de seu site e conteúdo para os motores de busca.
Entre esses o Google é o mais famoso e é onde todas as empresas que estão presentes na internet desejam conseguir as primeiras posições da página buscas (a famosa SERP).
Se você quer que a sua empresa tenha sucesso online com a atração de cada vez mais pessoas, fidelizando o seu público e assim conseguindo novos clientes e mais vendas, é muito importante que o seu site seja bem trabalhado no que diz respeito ao SEO.
Você deve criar o seu conteúdo em torno da sua palavras-chave, utilizando-a em seus subtítulos, na metadescrição, em suas tags e na url do seu conteúdo, mas não deve parar por aí.
Para conseguir que o Google dê posições de mais destaque para o seus conteúdo, você deve criar um conteúdo bastante informativo e relevante para o público que faz as buscas.
Quanto mais informativo e relevante for o seu conteúdo, maior destaque ele terá nos motores de busca.
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Ou seja, um artigo que tiver em torno de 3 mil palavras, imagens bonitas que tenham ligação com o tema do artigo, tiver uma estrutura agradável aos olhos, trabalhar bem os links internos (links para outros artigos relevantes do seu próprio blog) e links externos (links para conteúdos relevantes de outros sites), backlinks de qualidade, além é claro do bom uso das palavras-chave e suas variações, terá uma relevância muito maior para o Google e os outros motores de busca do que um artigo de 500 palavras, por exemplo.
Da mesma forma um artigo menor, mas que seja bastante relevante, informativo e que trabalhe bem as características citadas acima, pode ter um destaque muito maior na SERPs do que um artigo de 5 mil palavras, mas que tenha um conteúdo de pura enrolação.
2 – Você cria conteúdo de valor para os seus clientes e eles voltam sempre
Não basta apenas atrair o público para os seus conteúdos, você precisa também gerar um valor real para esse público e assim eles voltarão sempre para o seu site.
Quando as pessoas percebem que você tem um conteúdo de valor para oferecer a elas, o seu nome e de sua marca ficam automaticamente guardados na mente dessas pessoas, e ao pensar em buscar por mais informações no tema que você aborda, o seu nome e de sua empresa são das primeiras coisas que vem a cabeça dessas pessoas.
Dessa forma elas acabam virando não só um público que consome o seu conteúdo esporadicamente, mas um público fiel que sempre quer ver o que você e sua empresa tem para somar na vida dele.
Além disso você pode usar esse conteúdo de valor para conseguir as informações de contato do seu público e aumentar a sua lista de contatos.
Você pode disponibilizar, por exemplo, um e-book gratuito que ajude o seu público a resolver um problema que ele possa ter, e para ter acesso a esse conteúdo a pessoa precisa apenas te informar o nome e e-mail de contato dela.
Dessa forma você consegue aumentar o engajamento futuro com esse público, através de estratégias de e-mail marketing, por exemplo, e fidelizá-lo para transformá-lo então em seus clientes.
Ótimas opções de conteúdo de valor que você pode dar para o seu público, além dos tradicionais posts no blog e vídeo, são:
- E-books
- Check Lists
- Mini cursos
- Vídeo aulas
3 – O Marketing de Conteúdo bem feito aumenta sua interação com o seu público
Com o Marketing de Conteúdo a sua empresa tem uma possibilidade que seria quase inexistente quando se tratava do marketing tradicional, que é o maior contato com o seu público alvo.
Com a criação de conteúdos relevantes, pensando não só em vendas, mas sim em realmente ajudar o seu público, você deixa a sua estratégia de marketing muito mais humana.
Além disso, esses conteúdos podem também contar uma história que se conecte com as pessoas, o que torna a ligação dele com o seu público ainda maior.
Você pode também criar conteúdo que mexam com o emocional do seu público, o que aumenta bastante o engajamento desse público com o conteúdo, fazendo até mesmo com que esse público queira responder, conversar sobre e compartilhar o seu conteúdo.
Criar um conteúdo de qualidade que se conecta perfeitamente com o seu público é essencial para que você ganhe a confiança deles para você e sua empresa.
4 – O Marketing de Conteúdo já é parte do presente e o caminho para o futuro
Hoje em dia as pessoas estão vorazes por bons conteúdos, principalmente os que as ajudam a solucionar problemas.
Elas não querem mais saber se o seu produto (ou serviço) tem a função X ou Y, elas querem saber como o que você tem a oferecer pode ajudar na vida delas.
O marketing tradicional já não tem o mesmo impacto no consumidor moderno, como tinha antigamente. Não basta ter um produto bom, você tem que saber fazer a conexão do seu produto com o cliente ideal.
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E quando falo de fazer essa conexão não quero dizer apenas mostrar a propaganda do produto para o cliente, mas em realmente conectar o cliente ao produto, mostrar para ele uma história com a qual ele se identifique, um problemas que seja ao menos parecido com o dele e como o seu produto vai ajudá-lo a resolver esse problema, ou deixá-lo no caminho correto para ele ter essa resolução.
Quando o seu conteúdo ajuda uma pessoa na resolução de um problema, essa pessoa tende a compartilhar esse conteúdo para também ajudar mais pessoas.
Isso pode acontecer no boca a boca, ou com o simples compartilhamento do conteúdo na rede social da pessoa que foi ajudada. Dessa forma a sua empresa tem a oportunidade de atingir ainda mais pessoas. O que te dá a oportunidade de converter o seu público, cada vez maior, em novos clientes.
Além disso, quando falamos em uma pessoa compartilhando o seu conteúdo, você tem aí um publicidade totalmente gratuita da sua empresa!
Esse é mais um dos motivos pelos quais o Marketing de Conteúdo vem sendo um dos mais usados por várias empresas, e a tendência é que a quantidade de empresas que utilizam o conteúdo como principal estratégia de marketing aumente mais e mais.
Não abra mão do poder do Marketing de Conteúdo para sua empresa!
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing muito poderosa e que pode mudar a sua empresa de patamar, aumentando muito a sua visibilidade e a sua conexão com o público. Isso tudo vai aumentar em muito o seu número de clientes.
O mundo do marketing vem evoluindo bastante e, com certeza, o conteúdo será uma parte enorme do futuro. Entregue conteúdo de muita qualidade para o seu público e o seu negócio colherá ótimos frutos em cima dessa estratégia.
Você ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens que o seu negócio tem ao adotar a estratégia do Marketing de Conteúdo e como você pode começar a implementar essa estratégia? Conta aqui nos comentários e a gente pode trocar uma ideia sobre o assunto!
E se você achou que esse conteúdo te ajudou de alguma forma e que ele pode ajudar ainda mais pessoas a entenderem a necessidade de fazer um Marketing de Conteúdo de qualidade para as suas empresas, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e marque os seus amigos!
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